
A hora de partir vai chegando e, depois de pago o curso, passagem comprada, tudo certo, é a hora de separar e arrumar tudo que deve ser levado.
Roupas e sapatos
Gente, não vou dar dicas de arrumar a mala. Cada um tem que levar o suficiente para não precisar comprar tudo por lá, mas que não seja muito, porque não o espaço é módico.
A dica é separar as coisas que pretende levar e colocar na cama para visualizar o todo. Não se intimide com a grande quantidade de coisas que você vai separar. Ai, tira as coisas que você não vai usar muito (porque amassa muito, é difícil de lavar, a cor é muito berrante ou é dificil de combinar com o resto das coisas). No final do processo, menos da metade você vai colocar na mala mesmo.
Lembrando que, diferente do Brasil (em grande parte), todos os lugares tem aquecimento, então não adianta ficar levando oito mil coisas de lã, e não levar nada fresco para colocar debaixo do casaco. O esquema "camadas" é sempre eficaz.
Ah, para as meninas: calcinhas na Terra da Rainha não são como as brasileiras. Eu já suspeitava, e li nesses dias um blog que falava que lá tem as famosas fio-dental ou aquele caleçon da vovó (oi, Bridget Jones?). Então, moçoilas, levem todas as calcinhas do Brasil. Mais barato, mais fácil.
Última coisa: franquia de bagagem. Normalmente, os vôos internacionais têm uma franquia de 2 malas de 32 ks. É bom verificar junto a companhia quanto você pode levar.
Nécessaire
Muita gente já chegou num lugar esperando comprar tudo. Eu já fiz isso uma vez, e fiquei 2 semanas com o cabelo igual ao da Monica Geller nas Bahamas (umidade é o terror). Por isso, eu gosto de levar as minhas coisas, e depois, com o tempo, comprar o que funciona para mim. Por isso a dica é levar tudo que vai usar, pelo menos no começo.
Remédios também são boas coisas para levar. Eu vou levar os que mais uso, e, se forem controlados, é bom levar com as receitas.
Tenho uma amiga que já disse que tem que trazer absorvente do Brasil, porque na Europa os absorventes são tão finos que não seguram fluxo nenhum. Fica a dica.
Guloseimas
Não é a coisa mais acertada, mas quem quiser levar alimentos, antes de se jogar, é bom olhar no site do
Defra.
Documentos
Hora de separar a offer letter (no meu caso), passaportes, carteira nacional (dá pra usar lá, post abaixo), cartões de crédito. Eu fiz uma coisa muito útil em caso de perda, roubo ou impossibilidade de levar algum documento original: Google Docs. É só escanear o documento e passar pro Google Docs, e ai você pode acessar o documento em qualquer lugar pela internet.
Essas são as dicas que eu acho importantes para quem viaja. Aceito sugestões!!!