segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O dia em que a Dalmácia foi invadida pelos italianos!

Semanas de negociação e resolvemos que iriamos pra Croacia, já que no verão europeu é o que tá bombando agora (Tchau Ibiza-Guarapari), e lá o euro ainda não chegou, então é tranquilo, apesar de só ter italiano em todos os lugares que vc vai!
A idéia era ficar em 3 cidades, 10 dias, pra aproveitar cada uma bem, sem desespero. Ficaríamos só na Dalmácia, e começamos por Dubrovnik, beeeem no sul, pra depois subir para Hvar (detalhe: a pronúncia é Ruar, senão ninguém te entende haha) e por fim Split.

Dubrovnik é fofa. Tem a cidade antiga, rodeada pela muralha e o resto da cidade fica meio espalhado em volta. Acabamos nem saindo quase dos muros da cidade antiga, já que era tão linda!

A saída do aeroporto para chegar na cidade em si (demora uns 20, 25 min de taxi e custou 35 euros) já é um passeio ótimo! A vista é linda, e já dá pra ver o litoral.
(dentro da cidade antiga)
Ficamos em um sobe (apartamento que se aluga) dentro da cidade antiga. Prepare-se para subir e descer escadarias, não só nas ruas, mas também dentro dos sobes. Então, se quer levar a coleção inteira de biquini, todos os kikoys lindos, e todos os vestidos de verão, pense de novo. O seu ombro e braços agradecem!

O que fazer em Dubrovnik:
- passeio na muralha, quase quando tiver fechando - por volta das 18, já que fecha quase as 20, porque o calor é menor, e dá pra ver o por-do-sol.
(muralha e Lokrum ao fundo!)
- ir no East West, depois das 2 da manhã é quando fica bom.
- ir de teleférico para ver no mirante a cidade de cima! Custa 73 kunas (aprox. 10 euros)
(vista do centro antigo, depois de pegar o teleférico)
- ir pra Lokrum, a ilhazinha quase em frente de Dubrovnik. A cada meia hora tem um barquinho que vai de Dubrovnik pra Lokrum. Pegue um sol numa das pedras em volta e depois coma algo num dos restaurantes no meio da ilha.
(Lokrum)
- pegar praia no East West também. Apesar de todas as crianças brincando na água, jogando bola e fazendo a festa, o lugar é bem gostoso!
(foto não pegou muito, mas o East West é pro lado direito da foto haha)
(grups)
(centro de Dubrovnik)
De lá, pegamos o bus que vai até Split e de lá, o ferry para Hvar. Era pra ser umas 3 horas, mas o motorista errou o caminho e demoramos quase 5 horas. De lá, pegamos o ferry de carro para Hvar, que demora por volta de 2 horas.

Detalhe: pegar o ferry de carro custa 47 kunas (quase 7 euros) e chega em Stari Grad (longe do centro) e o de passageiro 22 kunas(3 euros e chega no centro). O problema é que de passageiro está sempre cheio, e não pode comprar com antecedência.

A ilha é linda, mas atente para o transfer porto-hotel. O nosso hotel tava com uma van lá, por acaso e depois de ficar uns 10 minutos convencendo o motorista (tinhamos que ter avisado antes), conseguimos usar o transfer do hotel! O trajeto demora uns 20 min.

Aqui o esquema foi hotel mesmo, porque não tinhamos conseguido nenhum sobe! Ficamos no Podstini, que tem uma "prainha" particular com escadinhas pra entrar no mar. Podiamos lagartear o dia inteiro nas esteiras e estar a poucos metros do nosso quarto.
(hotel Podstini em Hvar - delicia!)
O que fazer em Hvar:
- Hula Hula a tarde. Carpe Diem a noitinha, e madrugada, Carpe Diem Beach.
- passear pela pracinha principal, ver todos os iates (cada um mais estranho/espalhafatoso que outro).
- não se incomodar quando as pessoas ficarem tentando descobrir que língua vc fala. Aparentemente português é algo bem bizarro pra eles...
(centro de Hvar!)
- praia, praia, praia
- comer no Luna! O atendimento é ótimo e a comida é fora do circuito turista.

Depois de 3 ótimos dias em Hvar, fomos para a última parada da viagem: Split. A cidade é grande, mas é de praia também. Ficamos de novo em sobe. O que significou também carregar muita mala na raça e subir escadarias.

O centro da cidade é todo construído em volta do palácio de Diocleciano, imperador romano, que ordenou que construissem um palácio para que passasse a sua "aposentadoria" aproveitando as praias croatas(salvo engano ele era de lá...). Com o tempo e queda do império romano, o centro foi habitado pelas famílias ricas da cidade e pelo resto do povo. Pequeno né?

(o centro de Split, é o palácio de Diocleciano, humilde, né?!~)
De lá a ideia era dar uma rodada pelas ilhas, porque em Split tem vários ferries saindo todos os dias (até pra Itália tem e demora 4 horas pra chegar lá!).

O que fazer em Split:
- ir para Vis, ilha a 2,5 hs de distância. Pode ir pra Brac, mas eu nao iria.
(Brac)
- passear pelo centro da cidade, apreciando as ruinas do palácio.
- comprar coisas na Douglas, estilo Sephora haha.
- jantar no Kod (nem adianta colocar endereço. Peça instruções a alguém porque foi o lugar mais dificil de achar do mundo). Mas vale a pena. Salada de polvo delicia e frutos do mar beeeeem fresquinhos. Sem contar o vinho branco bem gelado para aplacar o calor senegalês.

Eu fiquei 10 dias viajando e adorei o país, é bem bonito. Certo que sofreram muito com as guerras da Iugoslávia, então o povo não é o mais simpático do mundo (em termos gerais, porque tiveram pessoas beeeem legais), e se vc não arranha um croata, ficará bem no inglês pausado e simples, ou então no italiano. Fora isso, a viagem foi sem defeitos!